quarta-feira, 25 de março de 2020

Quinta-feira

No calendário da Semana Santa, o que se celebra hoje, quinta-feira, é de um significado tão poderoso que sua realização plena transformaria nosso mundo, assim como a cada um de nós. É a instituição da eucaristia por Jesus, precedida pelo gesto de lavar os pés de seus amigos, quando disse o seguinte: Vocês entendem o que lhes tenho feito? Vocês me chamam 'o Mestre' e 'o Senhor'. E vocês têm razão, porque eu sou mesmo. Pois bem, se eu lavei os pés de vocês, eu que sou o Senhor e o Mestre, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. (Jo, 13, 12-15)
Que concepção extraordinária de poder! Que projeto de sociedade! A pessoa mais importante, a que é Mestre e Senhor, é a que serve e ensina a servir. Poder, para nós, é tudo menos esse gesto!
Já se vão mais de dois milênios desde aquela Páscoa em torno de uma mesa farta, que comemorava a vitória da nossa vida sobre a morte e instituía a partilha e o serviço como nossas obrigações mais características.
O que significa para nós esta recomendação daquela Ceia: ...fazei isto em memória de mim!? Faze-lo, por certo nos tornaria beneficiários daquela felicidade permanente que tantos séculos vêm buscando alcançar! Uma vida plena para todos, a começar de hoje. Então, o que significa chama-lo Mestre, hoje? Essa lição, como ainda é difícil aprender!
Aos meus queridos amigos e amigas, com votos de Feliz Páscoa e um abraço fraterno! Que os significados tão ricos e plenos de vida de todos esses dias encham o coração e o lar de cada um. Que encham também meu coração, que tantas vezes duvido, me afasto dessa herança e dessa fonte renovada de alegria..

Nenhum comentário:

Postar um comentário