sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Significados de Redes Sociais

As redes de relações sociais, como se sabe, estão atravessadas por poderes, posições desiguais, centralidades e distâncias. Mas as redes são também o modo pelo qual as pessoas participam da rede maior, a sociedade. Esta totalidade social parece se sobrepor às pessoas, a ponto de a "vontade da maioria" prevalecer - e o direito e a política muitas vezes consagram essa hierarquia. Mas, trata-se de uma ideologia. Compreender a sociedade através de suas redes, chama a atenção para as reais interdependências entre as pessoas e para as influências que as pessoas exercem sobre as suas relações. E, por conseguinte, sua influência na sociedade mais ampla.
Nesse sentido, duas antigas visões sobre redes sociais merecem ser lembradas. Sobretudo nestes tempos de ligações virtuais e de "sociedade em rede". Sem entrar no aspecto das desigualdades de posição nas redes, as citações a seguir chamam a atenção para um significado das ligações entre as pessoas, que são o que são através das redes. Por outro lado, se as redes têm muita força sobre os elos, estes, por sua vez, não são inertes, passivos reprodutores de papéis. Essa visão dinâmica da rede é muito especial de ser considerada nestes tempos e espaços globalizados, em que as pessoas parecem tão impotentes diante dos mercados sem fronteiras, das tecnologias de informação e comunicação, da mundialização da economia, das guerras etc. Clique no link "Leia mais" para ler as citações do escritor Saint-Exupéry e do sociólogo Norbert Elias.



1) Saint-Éxupery: 
"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

2) Norbert Elias no livro A sociedade dos indivíduos: a falsa oposição entre indivíduo e sociedade

A conversa como relação em rede
"As idéias de um interlocutor penetram no diálogo interno do outro como um adversário, assim impulsionando seus pensamentos. A característica especial desse tipo de processo, que podemos chamar de imagem reticuar, é que no decorrer dele, cada um dos interlocutores forma idéias que não existiam antes ou leva adiante idéias que já estavam presentes. Mas a direção e a ordem seguidas por essa formação e transformação das idéias não são explicáveis unicamente pela estrutura de um ou outro parceiro, e sim pela relação entre os dois. E é justamente esse fato de as pessoas mudarem em relação umas às outras e através de sua relação mútua, de se estarem continuamente moldando e remoldando em relação umas às outrs, que caracteriza o fenômeno reticular em geral". (p. 29)

A rede social e os indivíduos
"...o que aqui chamamos 'rede' para denotar a totalidade da relação entre indivíduo e sociedade, nunca poderá ser entendido enquanto a 'sociedade' for imaginada essencialmente como uma sociedade de indivíduos que nunca foram crianças e que nunca morrem (...)  

"É assim que efetivamente cresce o indivíduo, partindo de uma rede de pessoas que existiam antes dele para uma rede que ele ajuda a formar. A pessoa individual não é um começo e suas relações com as outras não tem origens primevas (...)

"Até mesmo a natureza e a forma de sua solidão, ate o que se sente como sua 'vida íntima', traz a marca da história de seus relacionamentos - da estrutura da rede humana em que, como um de seus pontos nodais, ele se desenvolve e vive como indivíduo (...) 

"... o modo como uma pessoa decide e age desenvolve-se nas relações com outras pessoas, numa modificação de sua natureza pela sociedade. Mas o que assim se molda não é algo simplesmente passivo (...) O que é moldado pela sociedade também molda, por sua vez. O indivíduo é, ao mesmo tempo, moeda e matriz".

(p. 30, 35, 36 e 52)


 

3 comentários:

  1. Oi Cris! Agora sim, você vai mostrar pro mundo o seu talento e o vasto conhecimento que tem das Ciências Sociais.
    Fico muito feliz por ter servido de exemplo, ao expor minhas mazelas através de um blog.
    Eu falando da vida privada e você dando pitaco sobre a sociedade.
    Parabéns e adiante!
    Beijinhos. Vc sabe que sou tua fã n.1. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,

    Parabéns pela inserção nas redes sociais midiáticas. Uma nova maneira de externarmos o que temos escrito, vivido em experiências acadêmicas ou, simplesmente, tratar de algo que nos parece importante e prazeroso. É assim que vejo mais este instrumento de comunicação.
    Serei uma das suas fiéis seguidoras. Luzia

    ResponderExcluir
  3. Frase do filme A Felicidade Não Se Compra, quando George Bailey se vê em sua cidade natal na condição de jamais ter nascido. O anjo da guarda Clarence fala: Cada homem toca em tantas vidas que quando ele parte deixa uma lacuna terrível.
    Sobre o irmão que ele não havia salvo aos nove anos de idade e que, portanto, não pôde salvar um navio quando lutou na Segunda Guerra: Harry não salvou o navio porque você não salvou Harry.

    ResponderExcluir