quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma poetisa em Pereru, São Caetano de Odivelas

No blog Pereruara (aqui), desvela-se uma poetisa residente na simpática vila de Alto Pereru, município de São Caetano de Odivelas na costa paraense. Seu nome é Antônia Barros. Suas palavras testemunham sensibilidade e delicadeza na percepção do seu entorno, do lugar e de sua gente, assim como uma grande força expressiva. Abaixo, trechos de alguns de seus poemas. O primeiro, fala assim de uma simples manga:

Sabor de Manga

Quando o vento varrer o chão
Despertando os primeiros frutos.
Te receberei com avidez de náufrago.
Todos os passarinhos saberão
Que és minha Fruta predileta.


Mojuinta

Margaridas, Joanas e Marias
Mulheres tão simples assim,
Guerreiras na luta da vida
Filhas do Rio Mojuim.

Elas estão chegando,
Pelas ruas e vielas
Escrevendo a sua História
As mulheres de Odivelas.

Mulheres que pescam,
Mulheres que plantam,
Mulheres que lutam,
Mulheres que sonham…


Autoria de Antônia Barros.

Um comentário:

  1. Prezada Professora Cristina Maneschy,

    Primeiramente, quero registrar o quão belas achei as duas poesias de Antônia Barros. São de uma sensibilidade e delicadeza impressionante. Bom poder lê-las.

    Estou elaborando um pré-projeto de mestrado para submeter ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA. Para subsidiar meu projeto, preciso de uma dissertação de mestrado cujo autor informou que talvez eu pudesse conseguir uma cópia com a senhora. Se a senhora puder me informar seu e-mail para que, se possível, possamos conversar sobre o assunto, eu ficarei muitíssimo grato. Meu contato é antonio_faustto@yahoo.com.br Tentei contatá-la no e-mail disponível no site do PPGCS mas a mensagem retornou.

    Agradeço desde já pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir