segunda-feira, 23 de maio de 2022

Domingo à noite, entregadores ciclistas

Domingo à noite chuvoso, dirigindo da Cidade Velha à Pedreira, acho que cruzei uns vinte jovens de bicicleta, entregadores, caixas de food às costas. Quanto renderá tal esforço, que liga fornecedores e consumidores, as pontas da cidade e do mercado, tendo como seu "capital" a saúde, estressada na labuta em condições como as de hoje? Quantos lares fecharam seu domingo com uma pizza, um sorvete, uma breja, um refri, trazidos a pedaladas molhadas?
O que significa esse trabalho cada vez mais frequente a tantos jovens? Quais seus sonhos? Fácil supor. Os de todo mundo, um lugar ao sol, um trabalho digno, um futuro!
Mas, passar por ocupações precárias, mal cobertas por direitos, mil léguas de distância das condições de seus clientes, ou da maior parte deles... é caminho viável?
Podemos nos orgulhar da sociedade e da economia que reserva a tantos jovens esse tipo de emprego? Enquanto isso, apoiamos com leveza de espírito a derrocada de sistemas de proteção social que foram construídos com base em alguma ideia de solidariedade: legislação do trabalho, previdência e assistência social, ensino público de qualidade! Este não é um caminho de prosperidade. Não qualificamos os jovens para o país que podemos ser! Desenvolvido e rico! Ao contrário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário