segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Visitas do Alcaide de Belém

Não pude evitar a surpresa ao deparar hoje de manhã na TV com uma propaganda do Alcaide ressaltando que ele está "visitando a comunidade, para ouvir seus problemas e buscar soluções". No caso de hoje, o bairro do Telégrafo. Ao fundo, as cenas de sempre de carinhos, afagos, mãos passadas nas cabeças alheias, escuta dos moradores ao pé do ouvido. Pergunto: visita é novidade que mereça propaganda na TV? E nada é dito sobre que soluções se vislumbra, quanto mais sobre algum plano de intervenções. Claro que na administração vigente, o princípio da participação demcrática para nortear políticas públicas não vigora. Melhor é a visita à "comunidade", caridosa, sensível, boazinha.  Nada que diga respeito a direitos e deveres. E pelo visto, esse tipo de visita parece algo raro, daí a peça publicitária. É preciso registrar o extraordinário.

3 comentários:

  1. Exemplo concreto: no governo Edmilson, foi instituído em Belém o orçamento participativo, que depois evoluiu para Congresso da Cidade. Ainda que houvesse muitos equívocos e mazelas na concepção e execução do projeto (fui testemunha pessoal de alguns), o fato é que o cidadão comum, organizado ou não em associações, foi apresentar sua visão de gestão da cidade, seus pleitos. Consta que várias dessas reivindicações saíram do papel.
    Quando esse infeliz assumiu a prefeitura, o projeto acabou. Foi esquecido como se jamais houvesse existido e ninguém, que eu saiba, deu um pio. Nem as organizações sociais que dele participavam. Depois os conselhos municipais, notadamente o de saúde, tornaram-se inoperantes. Matou-se qualquer rudimento de participação popular na cidade. Restou a vontade soberana de um prefeito comprometido apenas consigo mesmo e seus amigos, secundado por uma Câmara Municipal em sua maioria cúmplice de seus desmandos. O resto é propaganda.
    Sua postagem é precisa. E por isso mesmo maltrata qualquer um que ame minimamente esta cidade.

    ResponderExcluir
  2. Voce levanta uma questão super pertinente, que é a da falta de análises sobre a gestão participativa da cidade, sobre o que significou a experiência, como melhorá-la. Afora isso, a involução na administração de Belém é impressionante. Esse tipo de propaganda patética é uma simples ilustração da falta de planejamento aliada a um populismo tão pequeno. A cidade não merece!

    ResponderExcluir
  3. De fato. Esse sujeito não apenas paralisou a cidade, como a fez retroceder, em muitos aspectos, vários anos.

    ResponderExcluir