sábado, 28 de maio de 2011

As praças mediterrâneas, a orla de Belém e o mercado


Desde 15 de maio, um movimento social que surgiu a partir de uma convocação pelo Movimento Democracia Real Já, na Praça Puerta del Sol em Madri, cresceu e chegou a outras praças do país. Seus membros são em grande parte jovens. Reclamam contra o desemprego, que bate pesado entre eles, além da crise econômica e a corrupção do sistema político. Ontem, 27 de maio, em Barcelona, uma praça foi desocupada a força pela polícia com a justificativa de que hoje, com o jogo entre o "Barça" e o Manchester United, a praça devia estar livre para as comemorações. 

Um dos slogans: “não somos mercadorias nas mãos de banqueiros e políticos”. A taxa de adesão às mobilizações é impressionante. Elas estão sendo associadas às mobilizações pró-democracia em países árabes, que também produziram grandes ocupações de praças. Além das insatisfações com a dominância dos interesses financeiros nas economias e as políticas de ajuste correspondentes, há paralelos na falta de credibilidade dos sistemas políticos. Diferem as formas como os respectivos governos reagem às manifestações, mais violentas ao sul e a leste do mar. 

A "utopia do mercado auto-regulado", contra a qual Karl Polanyi publicou o clássico A Grande Transformação, em 1944, retornou com força com a "globalização" neoliberal. Mas também, os "movimentos autoprotetores" que se opõem à redução de tudo aos princípios de mercado, na linguagem desse autor. Nas praças, a acomodação das massas à hegemonia do mercado e à ideologia do salve-se quem for competente para encontrar trabalho, sem as proteções sociais de antes, é fortemente questionada.

Em Belém, cresce um movimento de crítica à expansão imobiliária para os moradores privilegiados da cidade, expansão descuidada com o ambiente  e com a diversidade da população. Os espigões hoje crescem na orla. As varandas são bonitas, diga-se de passagem. Mas elas privatizam a paisagem, a visão do crepúsculo e, sobretudo, os ventos imprescindíveis nesta urbe de clima equatorial super úmido. Literalmente estão de costas para a cidade. O instituto da outorga onerosa, que permite contornar os limites legais, é alvo de grande contestação. Da Prefeitura, o que se ouve a respeito?

3 comentários:

  1. Moro no primeiro condomínio de prédios da orla, kkk. Depois dele construído, o plano diretor da cidade (acho que é esse o nome)proibiu a construção de outros prédios, para não transformar Belém num RJ extremamente piorado. Infelizmente, a violência do capital e a corrupção desenfreada deram as mãos e estamos aí, com espigões lindos que irão transformar nossa cidade em uma churrasqueira, porque panela de pressão ela já é. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas pelo menos não é na beira e os prédios são pouco mais da metade da altura dos que se faz hoje.
    Obrigada pela visita. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cristina, da Prefeitura não se ouve nada, aliás, só se vê mais e mais autorização para a construções ilegais, que ferem o Plano diretor da Cidade de Belém. Aproveito para divulgar o abaixo assinado contra a verticalização na orla de Belém. Acesse e assine: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=revolea

    ResponderExcluir